Desafios do gerenciamento de rede em data center e em nuvem

O eficiente gerenciamento de rede em data center e em nuvem é que vai impulsionar uma nova era de possibilidades, com oportunidades ilimitadas para CIOs, líderes de TI e executivos, criando valor a partir de inovadoras aplicações de negócio e ferramentas de Analytics, entre outras tecnologias digitais.
Mas, para isso, é preciso contar com soluções de gerenciamento de rede simplificadas, convergentes e multicamadas, que ofereçam a gestão do ciclo de vida ponta a ponta, permitindo que as equipes de operações de rede possam fazer a detecção preditiva de problemas e análise de causa raiz entre qualquer cliente ou dispositivo e qualquer serviço comercial, hospedado em qualquer lugar, e identificar rapidamente se e onde a rede é a causa de eventual degradação do desempenho do serviço.
Mas é claro que os desafios para implementar e gerenciar aplicações em seu data center e em ambientes de nuvem são grandes e é necessário adotar os melhores produtos e soluções de gerenciamento de rede para melhorar a eficiência operacional e reduzir o período de inatividade, garantindo que os serviços críticos sejam executados sem interrupção e que os proprietários da rede sigam as políticas da empresa.
Melhores práticas para gerenciamento de rede
Nosso parceiro Cisco ressalta que a organização ISO descreve cinco elementos principais que os líderes de TI precisam abordar em seus programas de Gerenciamento de rede – Gerenciamento de falhas, Gerenciamento de configuração, Gerenciamento de contabilidade, Gerenciamento de desempenho e Gerenciamento de segurança (Fault management, Configuration management, Accounting management, Performance management and Security management, conhecido como FCAPS).
Confira as cinco áreas funcionais do modelo ISO de gerenciamento de rede e suas atribuições:
Gerenciamento de falhas — Detectar, isolar, notificar e corrigir falhas encontradas na rede.
Gerenciamento de configuração — Implementar aspectos de configuração dos dispositivos de rede, como gerenciamento de arquivos de configuração, gerenciamento de inventário e gerenciamento de software.
Gerenciamento de contabilidade — Reunir informações de utilização dos recursos de rede.
Gerenciamento de desempenho — Monitorar e medir vários aspectos do desempenho para que o desempenho geral possa ser mantido em um nível aceitável.
Gerenciamento de segurança — Fornecer acesso a dispositivos de rede e recursos corporativos para indivíduos autorizados.
Qual o escopo do gerenciamento de rede?
O gerenciamento de rede, de acordo com nosso parceiro Red Hat, se refere ao processo de configurar, monitorar e manter uma rede confiável e das ferramentas e aplicações usadas nesse trabalho. Um gerenciamento de rede eficaz assegura a conectividade entre os dispositivos e as pessoas ou software que utilizam. Para isso, é essencial que as redes apresentem desempenho e segurança excepcionais.
O gerenciamento de rede começa com o provisionamento e a manutenção dos dispositivos como roteadores, switches, firewalls e access points, estabelecendo as políticas e configurações apropriadas para atender aos requisitos da organização. O provisionamento de rede deve otimizar a escalabilidade em uma rede de computadores. Em conjunto, esse primeiro componente é conhecido como gerenciamento de configurações.
O monitoramento e o gerenciamento de desempenho são essenciais para o gerenciamento de rede porque ajudam a identificar obstáculos e áreas de otimização. Nesses processos, a infraestrutura de rede é monitorada de forma contínua para assegurar o uptime e evitar interrupções e downtime. As ferramentas de monitoramento servem para acompanhar o desempenho da rede, avaliar os tempos de resposta e ajudar na solução de problemas para melhorar a sua manutenção.
Também engloba o gerenciamento de segurança, que identifica vulnerabilidades e ameaças para proteger a rede contra acessos não autorizados, violações de dados e outros riscos. Isso inclui a implementação de firewalls, sistemas de prevenção e detecção de invasões, VPNs, criptografias e políticas de segurança para proteger recursos e dados confidenciais.
Principais vantagens de um eficiente gerenciamento de rede
Um bom gerenciamento de rede assegura e incrementa a eficiência da infraestrutura, reduzindo a necessidade de intervenção manual. Quando bem estabelecido, o gerenciamento de rede proporciona:
Maior visibilidade
Por meio do monitoramento e gerenciamento de rede, os administradores podem obter uma imagem clara de todos os dispositivos conectados, ver como os dados estão se movendo entre eles e identificar e corrigir rapidamente os problemas que podem prejudicar o desempenho e causar interrupções.
Melhor uso dos recursos de TI
O gerenciamento de rede usa modelagem de tráfego, balanceamento de carga e otimização de rotas para assegurar a largura de banda ideal, baixa latência e aplicações e experiências de usuário de alto rendimento.
Escalabilidade e planejamento de capacidade
Com um bom gerenciamento de rede, é possível prever os requisitos de capacidade futuros conforme as projeções de crescimento, padrões de tráfego de rede e tendências no desempenho. Assim, as equipes de TI podem escalar recursos de rede, realizar upgrade do hardware e otimizar a infraestrutura antes dos aumentos na demanda, a fim de maximizar os resultados.
Agilidade para detectar riscos
O monitoramento de rede ajuda as empresas a entenderem como é o seu desempenho “normal”. Portanto, quando ocorre uma atividade incomum, como um aumento inexplicável nos níveis de tráfego, é mais fácil para os administradores identificarem o problema rapidamente e determinar se pode ser uma ameaça à segurança. O gerenciamento de rede também desempenha um importante papel na continuidade de negócios e recuperação implementando redundância, mecanismos de failover e soluções de backup para diminuir o impacto de desastres e interrupções na rede.
Você pode ter certeza de que monitorar e gerenciar a saúde da rede é a melhor maneira de abordar a conectividade e os negócios que ela suporta e a equipe da Faiston está pronta para avaliar as suas necessidades e identificar as melhores soluções para garantir o eficiente gerenciamento de rede em data center e em nuvem, com tecnologias de ponta.