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Como a tecnologia vai transformar o setor financeiro

Os designs e modelos operacionais tradicionais do setor financeiro estão cada vez mais fora de sintonia com os novos processos automatizados e aprimorados pela tecnologia. Os CFOs estão lutando contra uma estrutura financeira em silos, processos complexos e ideias tradicionais sobre quais atividades financeiras devem ser realizadas por qual subgrupo. Todos esses problemas limitam o impacto e a coesão das iniciativas digitais. 

Um novo modelo operacional mais flexível para o setor financeiro deve substituir essas abordagens desatualizadas. O modelo de serviços gerenciados que o setor financeiro vem adotando há vários anos facilitará essa transição.  

Um novo cenário se tornará possível à medida que as máquinas executam cada vez mais atividades financeiras padrão e a tecnologia melhora os processos, resultando em mais capacidade das equipes internas para se concentrarem em outras prioridades. Essas prioridades podem incluir tecnologias de RPA, hiperautomação e outras formas de transformação digital. 

Os serviços gerenciados devem ser um centro de suporte à transformação digital no setor financeiro, facilitando essa transição por meio de: 

  • Definição de um roadmap de tecnologia 
  • Identificação de sinergias 
  • Impulsionamento da capacitação digital interdepartamental 

Incorpore talentos para quebrar silos digitais 

Organizações financeiras com modelos operacionais tradicionais, de acordo com analistas do Gartner, muitas vezes planejam a digitalização em silos. Isso resulta em bolsões de capacitação digital que não se traduzem em eficiências ou melhorias para todos os processos. Afastar-se da digitalização em silos em direção à coesão digital requer uma estrutura organizacional que incorpore proximidade entre a equipe de suporte digital e os usuários finais. Faça isso de duas maneiras: 

Invista em uma equipe com expertise em TI para o setor financeiro: isso reduz a dependência da TI empresarial e agrega experiência em tecnologia relacionada a finanças. Com a contribuição de um provedor de serviços gerenciados, é possível ter um processo mais informado para identificar e selecionar investimentos digitais para finanças. Esses investimentos são de alta prioridade. A área de TI para finanças é a de maior crescimento e 62% das organizações do setor financeiro planejam aumentar o número de funcionários nessa área da TI. 

Crie uma ligação direta entre a TI da área de finanças e um expert digital: um expert digital no setor financeiro é uma pessoa que impulsiona a tomada de decisões e divide as responsabilidades digitais — incluindo o recrutamento e a liderança de uma equipe central de transformação digital. Estabelecer uma ligação entre essa pessoa, o CFO e a TI permite mais transparência em torno de investimentos digitais.  

Quais são os componentes de inovadores processos financeiros? 

A modernização no setor financeiro envolve transformar processos para torná-los orientados por dados e digital-first. O objetivo é uma operação mais automatizada e otimizada, capaz de entregar valor mais rápida e estrategicamente para o negócio. 

Inovadores processos financeiros integram cinco principais componentes: 

  • Um modelo operacional flexível e amigável ao digital habilitado por organizações de serviços gerenciados  
  • Coesão digital em toda a organização financeira, de modo que os recursos digitais estejam disponíveis para todas as equipes e os benefícios digitais sejam amplamente compartilhados 
  • Competências digitais na equipe do setor financeiro, incluindo alfabetização tecnológica, capacidade de traduzir conceitos técnicos de finanças para líderes empresariais etc. 
  • Conexões multifuncionais entre membros da equipe em diferentes áreas da organização financeira para agilizar fluxos de trabalho e compartilhar informações 
  • Benchmarks para gastos em categorias financeiras importantes, como talento, tecnologia e especialistas externos 

Principais competências digitais no setor financeiro 

Equipes financeiras voltadas para o futuro devem priorizar cinco competências digitais para impulsionar os resultados organizacionais. Conhecimento e habilidades em tecnologia digital, finanças básicas, análise de dados e social/criativo alimentam essas competências. Observe que apenas um desses componentes é baseado em tecnologia. 

As cinco competências digitais em finanças são: 

Alfabetização tecnológica 

Definida como a capacidade de explorar a tecnologia digital para impulsionar melhores resultados, a alfabetização tecnológica permite que a equipe financeira aproveite a automação robótica de processos (RPA), aprendizado de máquina (ML) e processamento de linguagem natural (NLP). Líderes financeiros com alfabetização tecnológica devem saber: 

  • Quais soluções de software digital existem e como elas ajudam a automatizar as atividades financeiras 
  • Os princípios básicos das linguagens de programação subjacentes 
  • Como as novas tecnologias se encaixam no cenário tecnológico existente e nos processos financeiros 

As duas habilidades que apoiam o talento financeiro em sua aquisição e prática de alfabetização tecnológica são a curiosidade intelectual sobre como as tecnologias digitais aprimoram os resultados financeiros e o conhecimento de resolução de problemas e experimentação para superar desafios. 

Capacidade de traduzir conceitos 

Os profissionais de finanças precisam explicar — ou traduzir — conceitos-chave sobre tecnologias, processos e sistemas digitais para as partes interessadas. As habilidades que constroem os recursos para essa capacidade incluem: 

  • Aumentar a qualidade e a relevância dos dados financeiros e não financeiros para a tomada de decisões 
  • Fortalecer a saída analítica de análises de dados, como avaliar algoritmos de ML 
  • Narrativa de dados ou explicar insights baseados em dados e de onde eles vêm

Aprendizagem e desenvolvimento digital 

Isso permite que os funcionários acompanhem a rápida evolução das tecnologias digitais e adquiram novos conhecimentos digitais por meio de aprendizagem guiada, experimentação e aplicação de tecnologia. Uma grande parte da aprendizagem digital acontece “fazendo” — por exemplo, identificando um desafio que não é adequado para RPA e desenvolvendo um piloto para abordá-lo usando ML. Os melhores aprendizes digitais têm agilidade mental que os permite aplicar ativamente novos conhecimentos e habilidades digitais. 

Gestão de viés digital 

A gestão de viés digital é a capacidade de entender e minimizar o viés no uso de ML. A equipe financeira com conhecimento e habilidades para gestão de viés digital entende como a tecnologia de ML funciona e como gerenciar contra vieses, ao mesmo tempo, em que entrega valor comercial. Eles podem: 

  • Detectar viés em dados 
  • Validar algoritmos antes de eles entrarem em operação 
  • Identificar fontes de dados de treinamento de ML que refletem o contexto comercial correto 

A gestão de viés digital é um novo desafio para a maioria das equipes financeiras e requer curiosidade intelectual e resolução de problemas para descobrir por que um algoritmo faz certas previsões. 

Ambição digital 

As habilidades que a equipe do setor financeiro precisa ter para ter ambição digital incluem: 

  • Experimentar novas tecnologias e abordagens mesmo quando não há uma demanda clara  
  • Aprender sobre uma tecnologia antes que ela seja lançada para a equipe mais ampla  
  • Superar obstáculos com novas tecnologias ou com partes interessadas resistindo a usá-las 

As equipes financeiras com ambição digital têm fortes habilidades de gestão de partes interessadas e gerenciamento de mudanças para permitir uma adesão mais rápida de parceiros em finanças e negócios. 

Todos sabemos que o setor financeiro, atualmente, é altamente competitivo e precisa rapidamente se adaptar às mais inovadoras formas digitais de trabalho e facilitar estratégias de investimento digital. Para enfrentar esse desafio, conte com a Faiston. Entre em contato. 


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