Como a tecnologia vai transformar o setor financeiro

Os designs e modelos operacionais tradicionais do setor financeiro estão cada vez mais fora de sintonia com os novos processos automatizados e aprimorados pela tecnologia. Os CFOs estão lutando contra uma estrutura financeira em silos, processos complexos e ideias tradicionais sobre quais atividades financeiras devem ser realizadas por qual subgrupo. Todos esses problemas limitam o impacto e a coesão das iniciativas digitais.
Um novo modelo operacional mais flexível para o setor financeiro deve substituir essas abordagens desatualizadas. O modelo de serviços gerenciados que o setor financeiro vem adotando há vários anos facilitará essa transição.
Um novo cenário se tornará possível à medida que as máquinas executam cada vez mais atividades financeiras padrão e a tecnologia melhora os processos, resultando em mais capacidade das equipes internas para se concentrarem em outras prioridades. Essas prioridades podem incluir tecnologias de RPA, hiperautomação e outras formas de transformação digital.
Os serviços gerenciados devem ser um centro de suporte à transformação digital no setor financeiro, facilitando essa transição por meio de:
- Definição de um roadmap de tecnologia
- Identificação de sinergias
- Impulsionamento da capacitação digital interdepartamental
Incorpore talentos para quebrar silos digitais
Organizações financeiras com modelos operacionais tradicionais, de acordo com analistas do Gartner, muitas vezes planejam a digitalização em silos. Isso resulta em bolsões de capacitação digital que não se traduzem em eficiências ou melhorias para todos os processos. Afastar-se da digitalização em silos em direção à coesão digital requer uma estrutura organizacional que incorpore proximidade entre a equipe de suporte digital e os usuários finais. Faça isso de duas maneiras:
Invista em uma equipe com expertise em TI para o setor financeiro: isso reduz a dependência da TI empresarial e agrega experiência em tecnologia relacionada a finanças. Com a contribuição de um provedor de serviços gerenciados, é possível ter um processo mais informado para identificar e selecionar investimentos digitais para finanças. Esses investimentos são de alta prioridade. A área de TI para finanças é a de maior crescimento e 62% das organizações do setor financeiro planejam aumentar o número de funcionários nessa área da TI.
Crie uma ligação direta entre a TI da área de finanças e um expert digital: um expert digital no setor financeiro é uma pessoa que impulsiona a tomada de decisões e divide as responsabilidades digitais — incluindo o recrutamento e a liderança de uma equipe central de transformação digital. Estabelecer uma ligação entre essa pessoa, o CFO e a TI permite mais transparência em torno de investimentos digitais.
Quais são os componentes de inovadores processos financeiros?
A modernização no setor financeiro envolve transformar processos para torná-los orientados por dados e digital-first. O objetivo é uma operação mais automatizada e otimizada, capaz de entregar valor mais rápida e estrategicamente para o negócio.
Inovadores processos financeiros integram cinco principais componentes:
- Um modelo operacional flexível e amigável ao digital habilitado por organizações de serviços gerenciados
- Coesão digital em toda a organização financeira, de modo que os recursos digitais estejam disponíveis para todas as equipes e os benefícios digitais sejam amplamente compartilhados
- Competências digitais na equipe do setor financeiro, incluindo alfabetização tecnológica, capacidade de traduzir conceitos técnicos de finanças para líderes empresariais etc.
- Conexões multifuncionais entre membros da equipe em diferentes áreas da organização financeira para agilizar fluxos de trabalho e compartilhar informações
- Benchmarks para gastos em categorias financeiras importantes, como talento, tecnologia e especialistas externos
Principais competências digitais no setor financeiro
Equipes financeiras voltadas para o futuro devem priorizar cinco competências digitais para impulsionar os resultados organizacionais. Conhecimento e habilidades em tecnologia digital, finanças básicas, análise de dados e social/criativo alimentam essas competências. Observe que apenas um desses componentes é baseado em tecnologia.
As cinco competências digitais em finanças são:
Alfabetização tecnológica
Definida como a capacidade de explorar a tecnologia digital para impulsionar melhores resultados, a alfabetização tecnológica permite que a equipe financeira aproveite a automação robótica de processos (RPA), aprendizado de máquina (ML) e processamento de linguagem natural (NLP). Líderes financeiros com alfabetização tecnológica devem saber:
- Quais soluções de software digital existem e como elas ajudam a automatizar as atividades financeiras
- Os princípios básicos das linguagens de programação subjacentes
- Como as novas tecnologias se encaixam no cenário tecnológico existente e nos processos financeiros
As duas habilidades que apoiam o talento financeiro em sua aquisição e prática de alfabetização tecnológica são a curiosidade intelectual sobre como as tecnologias digitais aprimoram os resultados financeiros e o conhecimento de resolução de problemas e experimentação para superar desafios.
Capacidade de traduzir conceitos
Os profissionais de finanças precisam explicar — ou traduzir — conceitos-chave sobre tecnologias, processos e sistemas digitais para as partes interessadas. As habilidades que constroem os recursos para essa capacidade incluem:
- Aumentar a qualidade e a relevância dos dados financeiros e não financeiros para a tomada de decisões
- Fortalecer a saída analítica de análises de dados, como avaliar algoritmos de ML
- Narrativa de dados ou explicar insights baseados em dados e de onde eles vêm
Aprendizagem e desenvolvimento digital
Isso permite que os funcionários acompanhem a rápida evolução das tecnologias digitais e adquiram novos conhecimentos digitais por meio de aprendizagem guiada, experimentação e aplicação de tecnologia. Uma grande parte da aprendizagem digital acontece “fazendo” — por exemplo, identificando um desafio que não é adequado para RPA e desenvolvendo um piloto para abordá-lo usando ML. Os melhores aprendizes digitais têm agilidade mental que os permite aplicar ativamente novos conhecimentos e habilidades digitais.
Gestão de viés digital
A gestão de viés digital é a capacidade de entender e minimizar o viés no uso de ML. A equipe financeira com conhecimento e habilidades para gestão de viés digital entende como a tecnologia de ML funciona e como gerenciar contra vieses, ao mesmo tempo, em que entrega valor comercial. Eles podem:
- Detectar viés em dados
- Validar algoritmos antes de eles entrarem em operação
- Identificar fontes de dados de treinamento de ML que refletem o contexto comercial correto
A gestão de viés digital é um novo desafio para a maioria das equipes financeiras e requer curiosidade intelectual e resolução de problemas para descobrir por que um algoritmo faz certas previsões.
Ambição digital
As habilidades que a equipe do setor financeiro precisa ter para ter ambição digital incluem:
- Experimentar novas tecnologias e abordagens mesmo quando não há uma demanda clara
- Aprender sobre uma tecnologia antes que ela seja lançada para a equipe mais ampla
- Superar obstáculos com novas tecnologias ou com partes interessadas resistindo a usá-las
As equipes financeiras com ambição digital têm fortes habilidades de gestão de partes interessadas e gerenciamento de mudanças para permitir uma adesão mais rápida de parceiros em finanças e negócios.
Todos sabemos que o setor financeiro, atualmente, é altamente competitivo e precisa rapidamente se adaptar às mais inovadoras formas digitais de trabalho e facilitar estratégias de investimento digital. Para enfrentar esse desafio, conte com a Faiston. Entre em contato.