Avançando para o futuro do Varejo físico

Implementar uma loja habilitada digitalmente é fundamental para estar presente no grupo de empresas que vão liderar o futuro do Varejo físico. Por isso, provedores de serviços de Infraestrutura e de TI e varejistas precisam se concentrar em resultados mensuráveis para posicionar efetivamente os benefícios das ofertas de tecnologias para o setor, com oportunidades de colaboração sinérgicas e lucrativas.
Os varejistas precisam deixar de lado a abordagem “one-size-fits-all” para começar a jornada rumo ao futuro do Varejo físico. Usar um único layout, ou a mesma oferta de descontos, raramente atenderá às necessidades dos clientes em todas as geografias ou demografias. Os líderes do setor estão repensando os formatos de loja e as capacidades de serviço, adaptando o negócio para atender os clientes onde e como eles querem comprar.
É preciso otimizar e padronizar as atividades para impulsionar a eficiência e maximizar o tempo alocado para criar valor para o cliente, ao mesmo tempo, em que atraem, treinam e capacitam suas forças de trabalho para oferecer “momentos que importam” para seus fregueses.
O objetivo deve ser alavancar a inovação tecnológica emergente e uma plataforma de tecnologia de loja para dar suporte aos objetivos de negócio e permitir a visão do futuro do Varejo físico.
E como será possível estar pronto para o futuro do Varejo físico?
Atualmente os varejistas não só precisam abraçar as profundas transformações digitais que estão acontecendo no setor, mas também entregar valor real para seus clientes e suas organizações. E as lojas físicas devem estar prontas para a disrupção.
Segundo nossa parceira AWS, seis estratégias devem estar no radar dos líderes do setor que miram no futuro do Varejo físico:
Invista no engajamento do cliente móvel, sem atrito e omnicanal
Os clientes do Varejo, especialmente os mais fiéis, estão cada vez mais migrando por todos os canais ou pontos de contato de uma marca para obter o que desejam. Esses pontos de contato incluem lojas físicas e uma variedade de canais digitais — web, mídia social, e-mails, aplicativos e SMS, para citar alguns.
Considerando todos esses pontos de contato, os varejistas experientes estão implementando estratégias omnicanal. Eles estão fornecendo uma experiência de compra uniforme e unificada em lojas físicas, bem como por meio de uma série de canais digitais. Com essa abordagem, esses varejistas não estão apenas se diferenciando dos concorrentes, mas também estão ganhando uma vantagem competitiva sobre o comércio puramente online ao usar ativos de lojas físicas.
Acelere a modernização do sistema de varejo em todos os canais, especialmente na loja
À medida que os varejistas buscam implementar uma verdadeira experiência omnicanal e unificada para seus consumidores, a modernização do sistema será crítica. Ao adotar tecnologias de cloud, os varejistas podem aproveitar dados em tempo real, desbloquear o varejo de canal convergente e otimizar a eficiência, escala e agilidade. A consultoria Gartner, inclusive, estima que, até 2025, as tecnologias baseadas em nuvem sustentarão mais de 95% das iniciativas digitais.
A experiência na loja importa mais do que nunca
Os varejistas estão cada vez mais reconhecendo que a jornada da descoberta à compra se estende muito além da transação ou do produto. Na verdade, 60% dos consumidores esperam que as lojas de Varejo sejam focadas na experiência e não no produto. Com assistência personalizada e ambiente convidativo, os varejistas podem criar momentos memoráveis em suas lojas físicas, aumentando a satisfação e a fidelidade do cliente. Essa estratégia abrangente aprimora a experiência geral do Varejo, ajudando os consumidores a se sentirem valorizados, compreendidos e inspirados em cada etapa.
Aborde oportunidades e desafios na loja com RFID (IoT)
Os avanços e a redução dos custos das tecnologias de identificação por radiofrequência (RFID) e Internet das Coisas (IoT) estão ajudando os varejistas a melhorarem a precisão do estoque, otimizar o gerenciamento de perdas, reduzir custos e aprimorar as experiências do cliente.
O RFID, por exemplo, pode facilitar uma experiência “Just Walk Out”, desenvolvida pela Amazon, no setor de vestuário. Os clientes entram na loja, experimentam o que gostam e saem usando seu cartão de crédito ou débito, ou outra tecnologia, e um sensor “lê” o RFID e processa a cobrança.
Colete dados e tenha uma visão holística do cliente
Além de cookies de terceiros e dados de ponto de venda, os varejistas estão encontrando novas maneiras de capturar dados do cliente. Com uma visão holística do consumidor, os varejistas podem desbloquear oportunidades para hiperpersonalização, anúncios e promoções relevantes na loja, e análises e insights.
Uma maneira de capturar dados de comportamento do cliente é usando análises de vídeo de varejo. Ao usar a detecção de borda e visão computacional, os varejistas podem desbloquear insights e análises na loja. Embora a maioria dos varejistas possa monitorar toda a jornada do cliente em seus sites de comércio eletrônico, eles geralmente têm dificuldade para capturar esses mesmos insights em suas lojas físicas.
Comece a alavancar a IA generativa para habilitar o futuro do varejo físico
A IA generativa no varejo tem se concentrado predominantemente em conteúdo de comércio eletrônico, bots de bate-papo e imagens. O uso de IA generativa não é uma prioridade atual no gerenciamento das lojas, mas deve assumir um papel importante no futuro do varejo físico. Chatbots usando processamento de linguagem natural, por exemplo, podem ser integrados às ferramentas de gerenciamento de força de trabalho existentes para que a equipe da loja possa consultar e acessar informações quase em tempo real. Com o poder da IA generativa, o time pode obter respostas imediatas às perguntas e fornecer uma experiência mais rica para os clientes.
Avaliando essas tendências, os varejistas devem desenvolver uma visão holística das capacidades de habilitação que precisam ser entregues por meio da tecnologia de varejo. Os investimentos devem dar suporte a um conjunto necessário de tecnologias que impulsionem as experiências e operações aprimoradas, reforçando a jornada geral do cliente, a experiência do vendedor e a estratégia de negócios. Os varejistas precisam transformar fundamentalmente a velocidade, a facilidade e a economia de como entregam soluções às lojas.
O futuro do varejo físico está a um passo do seu negócio. Quer saber como? Entre em contato com a Faiston.