Entenda a revolução provocada pela RPA em serviços financeiros

Na edição 2024 do Gartner Finance Technology Bullseye, a tecnologia de RPA em serviços financeiros é apontada como um dos 10 principais focos de investimentos, devido à sua capacidade de eliminar tarefas repetitivas e ao seu papel como um trampolim para a hiperautomação. Outra pesquisa do Gartner mostrou que 89% dos líderes financeiros usam a tecnologia para impulsionar a automação e reduzir o trabalho manual em suas equipes.
Certos benefícios da Automação Robótica de Processos (RPA) são óbvios. Líderes financeiros, por exemplo, consideram que 89% das tarefas contábeis são altamente automatizáveis, o que vai otimizar, entre outras, tarefas realizadas por 88% das equipes financeiras em três ou mais sistemas diferentes e que demandam muito tempo na limpeza manual de dados antes de poderem gerar insights. Mas o potencial da RPA em serviços financeiros é maior do que os ganhos imediatos provenientes da eficiência e da automação.
A RPA se destaca por tornar a transformação na função financeira sustentável. As soluções de automação oferecem uma forma prudente para aumentar a sua eficiência global e preparar a jornada para implementar os ecossistemas empresariais, que estão em crescimento exponencial.
Os bots imitam as ações humanas para realizar as tarefas repetitivas que normalmente consomem a maior quantidade de energia, permitindo assim que os Diretores Financeiros (CFOs) e outros profissionais de finanças concentrem os seus esforços de forma sensata e mais estratégica.
Como identificar o processo correto para implementar a RPA em serviços financeiros
Algumas das principais considerações a serem lembradas ao selecionar os processos mais indicados para automação são:
- Mais propensos a erros: processos que exigem muitas intervenções manuais que podem levar a altas taxas de erro
- Interfaces repetitivas baseadas em regras: processos que envolvem interações com múltiplos sistemas enquanto seguem um conjunto de regras e são de natureza repetitiva
- Disponibilidade: processos onde é necessário suporte fora do horário normal de trabalho
- Alto volume de transações: processos demorados ou que envolvem alto volume de informações e que exigem tempo e esforço significativos para serem gerenciados
- Relatórios complexos: processos que requerem alta intervenção manual para a preparação de relatórios de gestão
Conecte a RPA a resultados de negócios
Ao medir o impacto da RPA em serviços financeiros, comece pelos objetivos estratégicos da função. Economizar horas por meio da automação de tarefas rotineiras – o benefício mais direto – é valioso, mas pode não ser suficiente para a liderança financeira sênior garantir investimento contínuo (ou mesmo expandido) na tecnologia.
Sem uma noção completa do verdadeiro impacto da RPA, os líderes podem descartar a relevância contínua da tecnologia, levando-os potencialmente a não priorizar ou abandonar uma tecnologia que realmente beneficia os seus objetivos a longo prazo.
Por exemplo, a capacidade da RPA de automatizar a coleta e limpeza de dados para uma previsão não apenas economiza o tempo dos funcionários, mas também cria espaço para que eles gerem melhores insights para apoiar a tomada de decisões.
Confira os pontos problemáticos que a RPA em serviços financeiros pode ajudar a resolver, segundo o Gartner, e que resultam em um alto impacto nos negócios:
Dores do setor financeiro | Exemplos de uso da RPA | Resultado de negócios |
Os membros da equipe financeira consideram cansativo processar e combinar vários pagamentos e faturas | Reduza o processamento manual de pagamentos para automatizar a validação nas etapas de pagamento e reconciliação | Habilite a hiperautomação, melhorando a produtividade e reduzindo custos de processo |
As equipes de cada área do setor financeiro demoram a compartilhar informações | Compilar dados de diferentes sistemas para acelerar o trabalho de contas a receber | Melhore a utilização de ativos financeiros |
Erros da equipe financeira impactam negativamente a experiência e confiança do cliente | Capture dados precisos para reduzir taxas de erro de faturas | Contribua para melhorar experiência |
Como avaliar o grau de maturidade do programa de RPA em serviços financeiros
Pela sua própria natureza, a RPA apresenta diversos benefícios à medida que evolui. Quando uma função financeira é automatizada pela primeira vez, os benefícios iniciais da tecnologia podem ser categorizados em eficiência; à medida que o programa de RPA amadurece, surgem novos benefícios de conformidade (por exemplo, manutenção precisa de registros, trilha de auditoria digital, baixa taxa de erros no gerenciamento de banco de dados).
Mas como avaliar a maturidade e o impacto da RPA em serviços financeiros?
Baixa maturidade: foco na eficiência e no envolvimento da equipe
Um ponto de partida típico para medir o valor da RPA é avaliar os ganhos em eficiência e produtividade. Neste nível de maturidade, os líderes acharão mais fácil começar com métricas que rastreiem entradas, como o número de atividades automatizadas ou o número de bots implantados.
Além disso, também devem incluir métricas que rastreiem resultados, como a proporção de tempo gasto na repetição de cálculos ou o nível de envolvimento dos funcionários financeiros (como resultado da redução do trabalho tedioso).
Se o setor financeiro utilizar a RPA para acelerar o processamento de contas a receber, por exemplo, os líderes poderão utilizar a melhoria na eficiência do capital de giro para quantificar esse aumento de eficiência. Ao combinar métricas de entrada e saída, eles podem garantir que sua avaliação do valor da RPA seja holística.
Média maturidade: foco em melhorias de conformidade
Alcançar esse nível de maturidade significa que a equipe financeira implementou soluções de RPA que reduzirão a prevalência de erros humanos e começaram a construir uma trilha de auditoria digital. Neste nível, os líderes devem selecionar métricas que reflitam essas melhorias de conformidade.
Eles podem estimar a eficiência do RPA na redução de dados e erros de relatório comparando os resultados de duas equações simples:
- A probabilidade de erro humano, com base na experiência passada x o custo médio das multas
- A probabilidade de cometer erros com RPA, que pode ser tão baixa quanto 0% x o custo médio das multas
Alta maturidade: capacidades em escala e foco na redução de custos
Quando o programa de RPA em serviços financeiros atinge o estágio em que pode ser dimensionado e adotado em todas as funções, as equipes obtêm os benefícios adicionais da implantação de recursos em escala (soluções habilitadas para RPA que podem ser aplicadas a vários casos de uso) e da redução de custos.
Neste nível de maturidade, os líderes devem acompanhar métricas como o número de capacidades de escala, o número de casos de utilização que existem para cada implementação de RPA e o número de funcionários deslocados dessas tarefas.
Automatizar de forma inteligente e escalar a tecnologia deve ser a visão para implementar uma estratégia eficaz, reunindo pessoas, processos e ferramentas.
A RPA em serviços financeiros é altamente escalável, pode ser rapidamente implementada e tem flexibilidade para lidar até mesmo com fluxos de trabalho muito complexos, sem aumentar as despesas gerais.
A equipe da Faiston está pronta para mapear seus processos, especificar, construir e implementar robôs e acompanhar o seu desempenho com monitoramento 24×7, suporte e manutenção.
Entre em contato e conheça nossos Serviços de RPA.