Skip to main content

A importância da gestão de ativos de TI

A eficiente gestão de ativos de TI está cada vez mais complexa à medida que os serviços de nuvem, a convergência de TI/TO, a Internet das Coisas e os negócios digitais continuam a aumentar.

Com isso, os líderes de TI têm menos controle sobre a gestão de ativos de TI que determinam os resultados dos negócios. Este ambiente em constante mudança introduz uma variedade crescente de tecnologias e um aumento de ativos a serem gerenciados.

A gestão de ativos de TI (ITAM – IT Asset Management) entrega uma visão precisa dos custos e riscos do ciclo de vida para maximizar o valor comercial da estratégia de tecnologia, arquitetura, financiamento, decisões contratuais e de fornecimento.

A maioria das organizações não possui um programa formal de ITAM, mas reconhece a necessidade de implementar um para apoiar os seus objetivos de negócios digitais, com uma estratégia madura para melhor governança e eficiência, segundo analistas do Gartner.

A consultoria, inclusive, indica que o primeiro passo para implementar um eficiente programa de gestão de ativos de TI é avaliar a atual estratégia, com a lista de verificação abaixo:

  • A sua estratégia de gestão de ativos de TI ativos reflete os objetivos de negócios da sua organização?
  • Os líderes empresariais estão convencidos de que a gestão de ativos de TI é importante para os negócios?
  • Todo o ciclo de vida de cada ativo é totalmente considerado na sua estratégia?
  • Os recursos estão sendo otimizados para gerenciar todo o seu portfólio de ativos?
  • As decisões de capitalizar, manter ou alienar são baseadas em dados de ativos?
  • Os dados de ativos alimentam os sistemas de gestão operacional e financeira?
  • Os riscos dos ativos e os impactos no desempenho dos negócios são avaliados?

Benefícios da gestão de ativos de TI

A capacidade da gestão de ativos de TI de promover insights mais pode ajudar os executivos de TI a visualizar o ROI da infraestrutura e fornecer dados a outras partes interessadas sobre como esses ativos beneficiam diretamente os objetivos de negócios da empresa.

Os funcionários de uma organização são considerados clientes da gestão de ativos de TI, e uma estratégia de ITAM bem-sucedida preencherá a lacuna entre os requisitos de tecnologia e as necessidades de negócios, garantindo que todos trabalhem em direção aos mesmos objetivos organizacionais.

O ITAM requer um inventário completo de TI que ofereça às organizações uma visão rápida de todos os ativos da empresa. Isso inclui data centers, software, hardware, nuvem, redes, estações de trabalho de funcionários ou usuários e qualquer outra tecnologia de negócios.

Confira os principais benefícios de uma eficiente estratégia de gestão de ativos de TI destacados pela nossa parceira Cisco:

Tempo reduzido de inatividade

No caso de falhas em um dispositivo, hardware ou aplicação, o tempo de inatividade resulta em perdas consideráveis, além de consumir muito tempo para as equipes de TI. Com o rastreamento de ativos de TI e gerenciamento de inventário, o time pode monitorar ativamente o uso de dispositivos (laptops, equipamentos de escritório, dispositivos compartilhados etc.) e aplicações, e garantir a manutenção antes de qualquer falha. Isso manterá todos os sistemas em funcionamento, reduzindo o tempo de inatividade.

Visibilidade de ativos em tempo real

A visibilidade dos ativos é fundamental no gerenciamento do ciclo de vida, atualizações e manutenção da infraestrutura, permitindo o rastreamento em tempo real e o acesso a dados históricos da sua integridade. Este nível de visibilidade permite planejar e gerir o inventário de forma mais eficiente para otimizar o desempenho geral da organização.

Gestão e manutenção eficiente de ativos

Com o rastreamento de ativos de TI e o gerenciamento de inventário, as equipes de TI podem programar manutenções proativas, agendar atualizações e outras configurações, além de realizar backups do sistema. Essa abordagem reduz o tempo de inatividade e aumenta a produtividade.

Uso otimizado de ativos

Uma das melhores maneiras de reduzir custos e melhorar a eficiência é otimizar a alocação de recursos. Ao usar o gerenciamento de ativos para rastrear o uso de dispositivos e aplicações, as equipes de TI podem alocar recursos de maneira mais eficaz. Por exemplo, com insights históricos de ativos, eles podem identificar onde são necessários mais dispositivos ou mais capacidade de processamento, onde os ativos estão sendo subutilizados e como podem otimizar melhor o seu uso.

O objetivo é maximizar a utilização da infraestrutura, minimizando perdas e melhorando a produtividade geral, com práticas eficazes de gestão de ativos de TI, permitindo que a organização prospere em um cenário de negócios competitivo.

A Faiston cuida dos equipamentos e materiais dos clientes realizando inventário manual e automático com um sistema próprio – SGA – Sistema de Gestão de Ativos. Adicionalmente, sempre que uma inconsistência for identificada entre o inventário e as informações obtidas durante a verificação, é aberto um incidente de inconsistência a fim de identificar o motivo da divergência com o objetivo de solucionar o problema.

Com a correta gestão de ativos de TI é possível manter uma base atualizada, além de otimizar novos investimentos. Entre em contato com a Faiston e saiba mais.


Últimas postagens