Tecnologias no Varejo: 10 soluções para impulsionar o negócio

Com mais e variados canais de compra, o comércio busca tecnologias no Varejo que ajude o setor a atender às crescentes expectativas dos clientes e impulsionem o negócio. A ascensão do modelo figital, a exigência da entrega sem atrito, compras em dispositivos móveis e redes sociais, chatbots de atendimento ao cliente, IA e hiperpersonalização estão intensificando a adoção de inovadoras tecnologias no Varejo.
Uma base tecnológica robusta pode dar aos varejistas as capacidades para impulsionar o desempenho em todos os níveis, e acompanhar a mudanças na forma como os consumidores compram produtos e se envolvem com as marcas. No geral, os consumidores estão se tornando mais conectados, menos leais, mais informados e definitivamente agnósticos em relação ao canal.
A adoção de tecnologias no Varejo atua como um facilitador central em várias áreas como na perfeita integração de canais online e offline, com serviços digitais inteligentes que facilitam as jornadas de decisão do cliente de ponta a ponta.
Para desbloquear totalmente o potencial das tecnologias no Varejo e acelerar suas jornadas de transformação tecnológica, líderes do setor devem investir no desenvolvimento de novas soluções.
Quais tecnologias no Varejo devem estar no radar dos lojistas?
Como varejista, você pode não ter tempo ou capital para implementar todas essas tendências em seu negócio. No entanto, você pode avaliar suas necessidades de negócios e selecionar as que podem ajudar você a atingir suas metas.
Confira as 10 principais tecnologias no Varejo apontadas por especialistas:
GenAI
Em um cenário onde os clientes têm tantas opções, e negócio de Varejo começa a avaliar como recorrer a tecnologias avançadas como a GenAI para antecipar as necessidades do consumidor. De acordo com analistas da consultoria IDC, bots inteligentes podem fornecer atualizações de status de pedidos de forma mais eficiente por telefone, chat e mídia social em 80% das situações, sem suporte humano.
Nas lojas, as ferramentas baseadas em IA e aprendizado de máquina podem trazer dados que ajudam os funcionários a se tornarem mais eficazes na personalização de recomendações e ofertas ao cliente, aumentando a satisfação e a fidelidade.
Estimativas do IDC indicam que até 2027, 95% dos varejistas testarão/investirão na GenAI para aprimorar dados de produtos, suporte e iniciativas de experiência do cliente. Até 2028, a previsão é de que 50% dos varejistas oferecerão recomendações contextualizadas habilitadas por IA para melhorar o envolvimento do cliente, aumentando as interações em tempo real em 30% e as taxas gerais de conversão em 20%.
AI TRiSM
À medida que ferramentas de IA ganham mais espaço no mercado, o Varejo começou a usá-las em processos de marketing e gerenciamento de relacionamento com o cliente. Mas os clientes estão interessados em proteger seus dados pessoais. A maioria afirma que não compraria de uma empresa que não protegesse essas informações. A disciplina AI TRiSM (Artificial Intelligence Trust, Risk, and Security Management), apoia e possibilita a governança de modelos de IA, e garante sua confiabilidade, justiça, eficácia, privacidade, proteção de dados e confiança.
Gerenciamento contínuo de exposição a ameaças
Com o aumento do e-commerce, varejistas correm o risco de ficar vulneráveis a ataques cibernéticos e outras ameaças. Uma das principais tendências de segurança cibernética, o gerenciamento contínuo de exposição a ameaças (CTEM Continuous Threat Exposure Management), permite que as empresas de Varejo avaliem proativamente seus sistemas e mitiguem os riscos antes que eles aconteçam, em vez de reagir a uma violação depois que ela ocorreu.
Tecnologia sustentável
A sustentabilidade continua sendo uma alta prioridade para os clientes, especialmente a Geração Z e a Geração Y, que têm 27% mais probabilidade de comprar de uma marca que se importa com seu impacto no planeta. Segundo a consultoria Gartner, tecnologias no Varejo sustentáveis permitem que o setor adote uma abordagem holística em relação, por exemplo, à eficiência energética. A tecnologia sustentável pode ajudar os varejistas a analisarem cada faceta de seus negócios, da cadeia de suprimentos às operações.
Com essa abordagem, os varejistas podem monitorar e gerenciar seu consumo de energia que, no caso da iluminação, pode chegar a uma redução de 75% nos custos de serviços e, também, podem reforçar a marca para se diferenciar dos concorrentes, entre outras vantagens.
Desenvolvimento aumentado por IA
O desenvolvimento aumentado por IA envolve o uso de IA para projetar, desenvolver e testar software mais rapidamente, aliviando as cargas de trabalho para desenvolvedores de comércio eletrônico, profissionais de marketing e outros. Os varejistas também podem usar o gerenciamento de estoque aumentado por IA para prever a demanda e tomar decisões de estoque mais inteligentes para evitar faltas ou excesso de mercadorias.
Engenharia de plataforma
Praticamente todas as empresas, incluindo varejistas, oferecem aplicativos aos seus clientes e usam apps para gerenciar partes de seus negócios. À medida que a tecnologia evolui, essas empresas precisam ser ágeis e modificar seus aplicativos para acompanhar novas demandas. A engenharia de plataforma é uma abordagem de tecnologia que pode acelerar a entrega de aplicativos e o ritmo no qual eles geram valor comercial, economizando tempo e dinheiro em atualizações e as disponibilizar mais rapidamente. Desenvolvedores também podem implementar melhorias baseadas nos comentários dos clientes mais rapidamente do que se precisassem redesenhar o aplicativo.
Plataformas de nuvem do setor
No comércio eletrônico, as plataformas de nuvem do setor, que integram modelos de serviços como software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS), oferecem gerenciamento de relacionamento com o cliente, plataformas de dados do cliente, gerenciamento de cadeia de suprimentos e estoque e plataformas de experiência. Como essas plataformas são específicas do setor, os varejistas obtêm mais funcionalidades e flexibilidade sem precisar de granes investimentos em personalização.
Aplicações inteligentes
As aplicações inteligentes podem ajudar os varejistas com previsão de tendências, gerenciamento de estoque e outras decisões baseadas em dados. Essas tecnologias no Varejo analisam grandes volumes de dados para prever melhor as tendências e necessidades dos clientes. Os varejistas podem otimizar pedidos de estoque e até mesmo desenvolver mensagens de marketing específicas para o cliente com base na análise de dados.
Força de trabalho conectada aumentada
A Força de trabalho conectada aumentada é uma estratégia voltada para otimizar o valor proporcionado pela equipe humana, estabelecendo uma malha conectiva que aprimora a utilização de tecnologias no Varejo inteligentes, análise da força de trabalho e desenvolvimento de habilidades, visando acelerar e escalar o crescimento de talentos. Essas ferramentas usam realidade aumentada e outros dados para treinar funcionários em situações que eles nunca vivenciaram sem ter que colocá-los em um cenário da vida real, o que pode, por exemplo, melhorar a forma de lidar com clientes insatisfeitos.
Cliente de máquina
À medida que a IA evolui, os varejistas terão que lidar com clientes de máquina, programa ou aplicativo executado em um computador ou dispositivo para se conectar a um servidor e solicitar serviços. Essas são máquinas não humanas que compram bens e serviços. Essa é uma das tecnologias no Varejo que pode ajudar os lojistas a entenderem melhor seus clientes humanos para personalizar ofertas e marketing. E, também, pode contribuir para aumentar os lucros, já que o Gartner estima que 20% da receita de uma empresa será impulsionada por clientes de máquina até 2030.
CIOs precisam aproveitar a base das tecnologias no Varejo para inovar a experiência do cliente e entender as suas demandas. Esse cenário parece desafiador, mas os especialistas da Faiston estão prontos para avaliar as suas necessidades e indicar as melhores tecnologias no Varejo. Entre em contato.