Skip to main content

Como criar um roadmap de segurança cibernética resiliente para sua empresa

Muitas organizações lutam para equilibrar a segurança cibernética com a necessidade diária de administrar os negócios. Os CISOs podem ajudar desenvolvendo um roadmap de segurança cibernética com processos que permitem decisões baseadas em risco, ao mesmo tempo em que protegem contra ameaças de segurança. 

Um roadmap de segurança cibernética é um plano estratégico que descreve as etapas e iniciativas que uma organização deve tomar para proteger seus sistemas de informação e dados de ameaças cibernéticas. Ele serve como um guia para gerenciar riscos, garantindo conformidade regulatória e alinhando esforços de segurança com objetivos de negócios. 

Um eficiente roadmap de segurança cibernética mantém sua equipe focada nos projetos que darão suporte aos objetivos de negócios e avaliarão riscos do cenário de ameaças em evolução, fornecendo uma abordagem estruturada e adaptável para gerenciar e mitigar riscos. 

Um roadmap de segurança cibernética eficaz é: 

Oportuno — precisa ser entregue e atualizado em uma cadência que o público-alvo precisa 

Intuitivo — deve ser facilmente compreendido pelo público-alvo com pontos que façam sentido e gerem sentido para cada um 

Acionável — o roadmap precisa ser claro e poder ser usado imediatamente para permitir a execução pelas partes interessadas. Inclua as informações certas e facilite a localização de cada informação relevante 

O modelo de roadmap de segurança cibernética mais usual também reflete a priorização de riscos e quaisquer interdependências que uma determinada iniciativa tenha com outros projetos no portfólio. 

Os principais componentes de um roadmap de segurança cibernética incluem, segundo analistas do Gartner: 

  • Avaliação do estado atual  
  • Análise de gaps 
  • Priorização 
  • Roadmap 
  • Relatórios 

Vamos, agora, detalhar cada um desses componentes. 

Etapas essenciais ao criar um roadmap de segurança cibernética 

Um roadmap de segurança cibernética prioriza claramente projetos e ações corretivas contra gaps e vulnerabilidades que os líderes de segurança cibernética identificam durante o planejamento estratégico. Veja como criar o seu. 

Avalie o estado atual do programa de segurança cibernética e identifique gaps de capacidade 

Um roadmap de segurança cibernética emerge diretamente do processo de desenvolvimento de uma estratégia anual para o programa de segurança cibernética. Esse processo de planejamento estratégico começa com a elaboração de uma visão para a segurança cibernética fundamentada em drivers do mundo real relacionados aos negócios, tecnologia e ao ambiente econômico mais amplo. 

Depois que as organizações definirem sua visão, é preciso avaliar o estado atual do programa e identificar gaps que devem ser corrigidos para tornar a visão uma realidade. Para obter a melhor visão do estado atual do programa, use uma combinação de diferentes tipos de avaliação. Exemplos incluem: 

  • Avaliações de eficácia de controle para determinar a maturidade da sua implementação, comparadas a pares semelhantes e alinhadas aos padrões do setor 
  • Avaliações de vulnerabilidade e Pen Tests para avaliar a infraestrutura técnica 
  • Avaliações de risco para equilibrar o investimento em controles apropriados aos riscos reais 
  • Descobertas recentes de auditoria 
  • Avaliações de gerenciamento de programa para avaliar e comparar a maturidade de políticas, processos e programas de segurança cibernética 
  • Benchmarks de gastos e pessoal de segurança cibernética para comparar recursos com pares semelhantes 

Resuma os resultados da avaliação em um documento de “estado atual”. Em seguida, mapeie o estado atual para a declaração de visão para identificar gaps. Essa análise normalmente resultará em uma lista de projetos e ações que o programa de segurança cibernética pode assumir no futuro próximo. 

Alguns dos gaps vão precisar de ações rápidas. A falta de orientação padrão para parceiros de computação em nuvem pública, por exemplo, aponta para a necessidade de desenvolver políticas de segurança cibernética para o contexto de Cloud. 

Mas, no entanto, gaps nem sempre têm ações óbvias associados a eles, principalmente os resultantes por conta de múltiplos fatores e dependências, como o nível atual de maturidade para governança de segurança e o nível definido pela sua visão, que exigirá um mergulho profundo na resolução de problemas para produzir um plano de melhoria. 

Decida em quais projetos de segurança cibernética focar e em que ordem 

Poucas organizações têm os recursos para executar todas as atividades identificadas em um mesmo período do roadmap de segurança cibernética. Os líderes de segurança cibernética devem, em vez disso, definir prioridades usando os seguintes critérios: 

  • O nível de potencial de redução de risco de um determinado projeto ou atividade 
  • Os recursos necessários, como habilidades, equipe e sistemas 
  • O custo financeiro 
  • O período entre quando a organização inicia o projeto e quando pode começar a ver valor dele 

Decida não apenas quais projetos priorizar, mas também sua sequência e ritmo. Reúna projetos que levarão tempos mais longos e mais curtos para gerarem valor dentro do período de planejamento e priorize-os de forma a permitir que a equipe de segurança demonstre progresso a cada trimestre. Isso ajuda a manter os níveis de energia da equipe e o suporte executivo para o programa de segurança. 

Mantenha a comunicação com executivos e sua equipe para obter adesão e orçamento 

Seu roadmap de segurança cibernética deve ser fácil de avaliar, compreendido por qualquer pessoa e acessível a qualquer um que precise. O relatório e a apresentação do roadmap também devem descrever claramente os estados atuais e desejados do programa de segurança cibernética e como os projetos prioritários ajudarão a atingir a visão. Esses fatores aumentam as chances de que o roadmap obtenha o suporte da organização e de conectar a estratégia à execução para as equipes de segurança cibernética. 

A otimização da comunicação e da usabilidade pode exigir que a equipe de segurança cibernética desenvolva versões distintas do roadmap para diferentes públicos. O formato e o conteúdo da versão executiva, por exemplo, podem se concentrar em como as etapas do roadmap de segurança cibernética se conectam a objetivos comerciais específicos.  

O formato e o conteúdo para a equipe de gerência intermediária, por outro lado, podem destacar as várias etapas envolvidas em diferentes projetos, bem como qualquer coleta de dados adicional ou solução de problemas que precise acontecer como parte de um projeto. 

Vamos juntos desenvolver o roadmap de segurança cibernética ideal para a sua empresa? Entre em contato com a Faiston e conte com mais de 20 anos de experiência em serviços gerenciados.  

 


Últimas postagens