A revolução digital na Indústria: O papel crucial da TI

Nos últimos anos, líderes de negócio têm avaliado as possibilidades que a revolução digital na Indústria oferece para a criação de valor. As empresas que procuram obter um desempenho superior estão reavaliando as suas estratégias de crescimento, modelos operacionais e atração de talentos em parceria com provedores de serviços e soluções de Data Service.
Pesquisa da consultoria Gartner, inclusive, aponta que 67% dos CIOs estão priorizando a melhoria dos modelos operacionais como o resultado mais crítico para seus investimentos em tecnologias que impulsionem a revolução digital na Indústria.
Os principais players do setor industrial estão cada vez mais concentrados em um fio condutor comum para apoiar esta jornada da revolução digital na Indústria: tecnologias que, quando implementadas com eficiência, podem acelerar os esforços multifuncionais e posicionar as organizações para se destacarem nos próximos anos.
A revolução digital na Indústria tem um grande impacto tanto na eficiência quanto na agilidade operacional, entregando processos automatizados, fluxos de trabalho mais ágeis, redução de erros manuais e melhor alocação de recursos. Também permite que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas – promovendo um ambiente de trabalho eficiente e ágil.
Esse modelo de gestão otimiza os processos existentes, eliminando gargalos e ineficiências, melhorando a comunicação e aproveitando insights de dados para tomar decisões informadas. A integração de ferramentas digitais voltadas para a otimização de processos torna mais fácil para as organizações se adaptarem rapidamente às mudanças no cenário digital. Mesmo as empresas estabelecidas devem continuar a jornada e a constante adaptação às mudanças do mercado.
Os principais desafios da TI na revolução digital na Indústria
Pesquisa da consultoria McKinsey indica que, embora a maioria das indústrias busque a implementação de soluções digitais e analíticas, nem sempre relatam altos níveis de sucesso. Os principais desafios que os executivos enfrentam são cenários de dados fragmentados e infraestruturas legadas obsoletas, que aumentam a complexidade no desenvolvimento de uma arquitetura final robusta e segura em sistemas de TI, desafios que podem ser solucionados com a parceria de um provedor de Serviços e Soluções para Data Service.
Confira abaixo quais são os maiores desafios para a revolução digital na Indústria apontados pelos CIOs.
Para superar estes desafios, segundo os analistas, as organizações devem investir em sistemas e soluções tecnológicas mais inovadoras e integradas. Não é novidade que essa implementação não é uma tarefa fácil: exige definir a visão e obter alinhamento em toda a empresa (e, opcionalmente, entre parceiros do setor) no design da arquitetura, na governança de dados e na segurança.
O papel da transformação digital nos negócios
A transformação digital desempenha um papel central nos negócios modernos. Incentiva as empresas a adotarem de forma proativa inovadoras ferramentas para um crescimento e sucesso sustentados. Basicamente, trata-se de fornecer valor adicional aos clientes e permanecer relevante. Embora existam alguns desafios e considerações, existem muitas oportunidades para que essa abordagem seja altamente válida no atual cenário, em rápida mudança.
A adoção bem-sucedida da revolução digital na Indústria é complexa, multidisciplinar, requer pensamento sistêmico e o domínio de muitas tecnologias e disciplinas. O sucesso também depende muito do acesso a ferramentas poderosas, avaliadas pela TI, bem como a estruturas de gestão, organizacionais e colaborativas.
A melhor estratégia para a revolução digital na Indústria
A revolução digital na Indústria não é apenas uma mudança tecnológica, é uma reestruturação fundamental das operações comerciais, com a parceria da área de TI. É também uma pedra angular para as organizações que procuram alinhar os processos com o cenário econômico em transformação. Requer uma mudança de mentalidade, e é uma obrigação para manter a sustentabilidade financeira do negócio.
Os executivos industriais chegaram a um consenso de que a transformação digital se tornou um imperativo crítico para construir resiliência. Contudo, a revolução digital na Indústria não pode acontecer da noite para o dia; muitas vezes é uma jornada em etapas que requer um planejamento inicial cuidadoso e um foco incansável na execução.
As organizações devem trabalhar de forma colaborativa com parceiros de Serviços Gerenciados na estratégia, seleção de talentos, modelo operacional, tecnologia e infraestrutura e análise de dados para facilitar a adoção e o dimensionamento.
As organizações que abraçam a transformação querem fazer mais com a digitalização do que apenas construir uma versão melhor do que são hoje. Querem novas oportunidades com a entrada de novos fluxos de receitas, novos produtos/serviços digitais e novos modelos de negócio.
E a área de TI desempenha um papel importante na construção dessa capacidade de expansão, permitindo que a inovação transforme os negócios, algo que tradicionalmente tem sido um desafio. Agora é hora de os líderes de negócio começarem a criar o impacto empresarial que procuram com as ferramentas de que fazem parte da revolução digital na Indústria.
Entre em contato com a Faiston e vamos juntos na jornada de revolução digital na Indústria.