Como a Faiston pode ajudar na sua estratégia de gestão de vulnerabilidades

Contar com uma eficiente estratégia de gestão de vulnerabilidades é um dos modelos mais eficazes para controlar o risco de segurança cibernética já que, segundo relatório da Allianz Commercial, o volume de ataques vem crescendo, e em 2023, não foi diferente: Casos de sequestros de dados (também conhecido como ransomware) cresceram em 50% apenas no primeiro semestre em relação a 2022, além dos casos de extorsões a empresas, comprovando que muitas ficaram comprometidas devido à falta de patches e configurações incorretas.
A estratégia de gestão de vulnerabilidades busca ajudar as organizações a identificarem os pontos fracos em sua postura de segurança, para que possam ser corrigidos antes de serem explorados por invasores.
A adoção de uma estratégia de gestão de vulnerabilidades nas organizações pode identificar cumulativamente milhares de riscos em cada máquina e milhões de vulnerabilidades em toda a empresa, de acordo com nosso parceiro Cisco. Segundo seus especialistas, quase todos os ativos (95%) contêm pelo menos uma vulnerabilidade altamente explorável.
Os pontos fracos permitem que um invasor injete código malicioso no sistema para iniciar um ataque. A identificação, avaliação, tratamento e comunicação de tais ameaças à segurança cibernética fazem parte da estratégia de gestão de vulnerabilidades, essencial para que as organizações minimizem o risco de um ataque cibernético.
Estratégia de gestão de vulnerabilidades oferece camada proativa
Para os analistas do Gartner, a estratégia de gestão de vulnerabilidades representa uma camada proativa de segurança e eles apontam uma abordagem estruturada para implementar as melhores práticas:
- Planejamento
- Definir o escopo da estratégia de gestão de vulnerabilidades
- Definir funções e responsabilidades
- Selecionar métodos e ferramentas de avaliação de vulnerabilidade
- Criar e refinar políticas e SLAs
- Avaliação
- Identificar ativos
- Verificar vulnerabilidades
- Priorização
- Definir a matriz de priorização
- Utilizar uma ferramenta de gestão de vulnerabilidades baseada em riscos para avançar na priorização
- Ação
- Remediar
- Mitigar
- Aceitar o risco
- Reavaliação
- Validar o sucesso e verificar novamente
- Melhorias
- Avaliar métricas
- Eliminar problemas subjacentes
- Evoluir processos e SLAs
Componentes para uma eficiente estratégia de gestão de vulnerabilidades
O gerenciamento de ameaças e vulnerabilidades usa uma variedade de ferramentas e soluções para prevenir e enfrentar ameaças cibernéticas. Uma eficiente estratégia de gestão de vulnerabilidades normalmente inclui, entre outros, os seguintes componentes, segundo a nossa parceira Microsoft:
Descoberta e inventário de ativos
A TI é responsável por rastrear e manter registros de todos os dispositivos, softwares, servidores e muito mais em todo o ambiente digital da empresa, mas isso pode ser extremamente complexo, pois muitas organizações possuem milhares de ativos em diversos sites. É por isso que os profissionais de TI recorrem a sistemas de gestão de ativos, que fazem parte do escopo da nossa oferta de Serviços e Soluções para End User (COLOCAR link para nova aba), que ajudam a fornecer visibilidade sobre quais ativos uma empresa possui, onde estão localizados e como estão sendo usados.
Verificadores de vulnerabilidade
Os scanners de vulnerabilidade geralmente funcionam conduzindo uma série de testes em sistemas e redes, procurando pontos fracos ou falhas comuns. Esses testes podem incluir a tentativa de explorar vulnerabilidades conhecidas, ter acesso a senhas ou contas de usuário padrão ou simplesmente tentar obter acesso a áreas restritas.
Gerenciamento de patches
A gestão de atualização é uma ferramenta que ajuda as organizações a manterem seus sistemas de computador atualizados com os mais recentes patches de segurança. Os serviços de gestão de patches monitoram as atualizações.
Gerenciamento de incidentes e eventos de segurança (SIEM)
O software SIEM consolida as informações e eventos de segurança de uma organização em tempo real. As soluções SIEM são projetadas para dar visibilidade sobre tudo o que está acontecendo em todo o ativo digital, incluindo a infraestrutura de TI. Isso inclui monitorar o tráfego de rede, identificar dispositivos que estão tentando se conectar a sistemas internos, acompanhar a atividade do usuário e muito mais.
Pen Test
O Pen Test foi projetado para ajudar os profissionais de TI a encontrar e explorar vulnerabilidades em sistemas de computador. Normalmente, o software de teste de penetração fornece uma interface gráfica de usuário (GUI) que facilita o lançamento de ataques e a visualização dos resultados. Alguns produtos também oferecem recursos de automação para ajudar a acelerar o processo de teste. Ao simular ataques com metodologias blackbox, whitebox e graybox, os nossos profissionais qualificados em segurança podem identificar pontos fracos em sistemas que poderiam ser explorados por invasores.
Threat Intelligence
A plataforma fornece às organizações a capacidade de rastrear, monitorar, analisar e priorizar ameaças potenciais para melhor se protegerem. Ao coletar dados de diversas fontes – como bancos de dados de exploração e avisos de segurança – as soluções de inteligência de ameaças ajudam as empresas a identificarem tendências e padrões que podem indicar uma futura violação ou ataque de segurança.
Como a Faiston pode ajudar na sua segurança cibernética
No atual cenário de ameaças cibernéticas, sempre em rápida evolução, organizações de todos os setores enfrentam a necessidade urgente de proteger seus ativos digitais. Além dos serviços mencionados acima, o escopo dos nossos Serviços de Segurança inclui prevenção, gestão e as melhores soluções para manter longe as ameaças dos ataques cibernéticos.
A equipe da Faiston cuida da segurança dos ativos de TI, identifica e gerencia as vulnerabilidades existentes, mitiga as ameaças internas e externas e avalia o impacto dos riscos caso um ataque cibernético ocorra.
O nosso SOC conta com profissionais altamente qualificados, com atendimento 24/7 e, também, oferecemos soluções EDR/XDR, IAM, Vulnerability Assesment, SecDevOps, Security Testing, Update Management, Safety Platform Management e Automate Security Process.
Tudo isso para que as organizações reduzam seu perfil de risco, priorizando e corrigindo as vulnerabilidades que apresentam maior risco. Programas de gestão de risco eficazes e eficientes canalizam recursos de remediação apropriados para as vulnerabilidades críticas, economizando tempo e dinheiro das equipes, com o menor risco possível.
Uma estratégia de gestão de vulnerabilidades bem estruturada garantirá a segurança dos dados e a continuidade dos negócios, mesmo em um cenário crescente de ameaças cibernéticas.
Entre em contato com a Faiston e saiba como implementar uma estratégia de gestão de vulnerabilidades adequada para a sua infraestrutura de TI e necessidades de negócio.