Saiba se sua empresa está preparada para escalar com flexibilidade

No mundo conectado, os clientes, os colaboradores e os parceiros de negócios podem estar em qualquer lugar. Este cenário abre possibilidades enormes para o quanto uma organização pode crescer. Por outro lado, garantir rigor nos processos, além de solidez na reputação e coerência nas mensagens, ficou mais difícil, especialmente durante a fase de expansão da organização.
A tecnologia pode contribuir de forma decisiva nesse momento, apoiando a empresa com soluções flexíveis e escaláveis, que apoiam a fase de crescimento, permitindo realizar ajustes de rotas diante de um contexto de transformações aceleradas.
O que é uma operação escalável?
Um negócio escalável é aquele que aumenta as vendas e o faturamento rapidamente, sem elevar os gastos na mesma proporção. E o faz ganhando eficiência e utilizando o potencial máximo de todos os recursos disponíveis, elevando a competitividade, alcançando novos mercados ou ampliando o volume de vendas para a mesma carteira de consumidores.
Em outras palavras, quando uma empresa se mostra escalável, ela consegue capturar, processar e gerenciar mais dados e responder a mais interações nos canais de atendimento ao consumidor, sem abrir mão da qualidade. Outra característica importante é a capacidade de replicar o modelo facilmente, sem um grande esforço de adaptação, em diferentes mercados ou geografias.
Como garantir que a empresa seja flexível?
Eficiência e agilidade são fundamentais para que uma companhia seja escalável. Essas qualidades são acompanhadas pela flexibilidade, já que a capacidade de crescer num ritmo mais acelerado do que o dos investimentos se sustenta com base no poder de reagir rapidamente a novos cenários e desafios – e eles naturalmente vão aparecer, à medida que a companhia ganha fôlego.
A flexibilidade é resultado de um modelo de negócio que empodere os times para observar o momento constantemente, observar tendências e buscar caminhos inovadores. E garanta que as equipes possam agir com agilidade e assertividade. A capacidade analítica e o olhar crítico são fundamentais, assim como contar com tecnologias que permitam automatizar processos repetitivos, gerando informações sensíveis que podem contribuir para a tomada de decisão.
Que desafios é preciso superar para escalar?
- Garantir a coerência nas ações:
É crucial não perder de vista a missão e os valores da companhia, à medida que ela cresce e encara novos mercados consumidores e situações inéditas que desafiam o colaboradores.
- Horizontalizar a hierarquia:
Garantir que os profissionais tenham autonomia para identificar oportunidades e propor e implementar soluções com autonomia e criatividade é tarefa da alta liderança, que precisa empoderar os gestores.
- Padronizar processos:
A forma de conduzir iniciativas, propor soluções, medir resultados e repensar estratégias precisa estar clara para todos os profissionais, para que eles entendam que caminhos seguir para garantir que boas soluções não se percam internamente.
- Engajar a equipe:
A autonomia para propor soluções precisa ser acompanhada de ações de comunicação que incentivem as equipes a buscar caminhos inovadores. O ideal é que elas se sintam incentivadas a contribuir ao levar a organização a novos caminhos.
- Ouvir os clientes:
A interação dos consumidores com os produtos e serviços tende a contribuir com insights potencialmente relevantes para os negócios. Para isso, basta ouvir atentamente aos consumidores, extraindo e comunicando internamente informações.
O que é escalabilidade em Tecnologia da Informação (TI)?
Sem o apoio da tecnologia, não é possível alcançar flexibilidade e capacidade de escalar. E a própria área de TI pode, e deve, acompanhar a proposta da companhia, garantindo que o acesso a componentes, dados, sistemas e redes seja capaz de acompanhar o crescimento dos negócios, sem demandar um aumento significativo dos investimentos.
Absorver novas ferramentas, recursos e inovações sem demandar novos custos na mesma proporção é possível: existem inúmeros serviços em TI que podem ser contratados sob demanda, por exemplo. Além disso, muitas soluções em nuvem permitem ajustar a capacidade considerando o momento da companhia.
Nesse contexto, muitas organizações já perceberam que contar com um parceiro experiente e habilitado para encontrar as melhores soluções escaláveis representa um caminho eficaz para levar a empresa a seguir a ambição de se tornar flexível e escalável.
Conheça as soluções da Faiston
A Faiston apoia as organizações dispostas a avançar e conquistar novos espaços no mercado, inovando e crescendo. A empresa tem presença nacional, com 12 centros regionais de logística de TI, um centro de reparos próprio, uma central de distribuição e laboratórios de reparos em mais de 50 cidades. Conta com mais de 3 mil parceiros homologados e presta suporte a mais de 10 mil equipamentos.
O Service Desk da Faiston garante atendimento telefônico e suporte remoto 24 horas por dia, sete dias por semana, a todos os usuários. E as equipes de Field Service, com técnicos especializados presentes em todo o território nacional, estão aptas a prestar todos os tipos de suporte, graças a uma ampla rede de parcerias.
A Faiston oferece uma série de serviços e soluções que, somados, proporcionam o melhor desempenho, com flexibilidade. Eles incluem serviços de infraestrutura em TI, com padrões de implantação, suporte especializado, segurança e gestão para prevenir falhas e garantir que serviços e soluções da sua empresa estejam sempre disponíveis.
Disponibiliza ainda serviços de RPA, que automatizam processos, aumentam a produtividade, reduzem custos e melhoram o desempenho em qualquer área de negócio. E também serviços gerenciados de cloud, que permitem acessar dados de qualquer lugar, com segurança e agilidade.
[button size=”medium” style=”success” text=”Solicite um contato!” link=”http://faiston.com/agendar/”]